Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

04 de dezembro de 2024

Tudo o que você precisa saber antes de tomar whey protein


Por Miriam Ferro Publicado 25/10/2023 às 14h02
Ouvir: 00:00

A banalização do consumo de suplementos é uma tendência no Brasil, conforme pesquisas recentes. Os frascos estão em farmácias, em lojas de produtos naturais, supermercados, enfim, em todos os lugares. No entanto, suplementos consumidos de forma inadequada podem fazer mal à saúde. O suplemento sozinho não faz mágica, não vai consertar o consumo de uma alimentação ruim. Então, vamos falar aqui sobre um dos suplementos mais populares. Ou seja, aquele que todos já ouviram falar, provaram ou já compraram alguma coisa que o contém o WHEY PROTEIN (até rimou).

Foto: Ilustrativa/Freepik

O whey protein é um suplemento nutricional a base de proteína do soro de leite. Possui alto valor biológico, ou seja, a proteína é bem aproveitada pelo organismo e tem boa digestibilidade. É muito utilizado por pessoas que praticam musculação, pois contribui para a recuperação muscular pós-treino e ajudam a aumentar e manter a massa muscular.

Existe também na versão vegana, que é produzida a base de proteínas vegetais. Sua composição varia de acordo com o fabricante podendo ser de soja, ervilha, trigo etc. Antes de adquirir, leia o rótulo.

Este suplemento é indicado para idosos e pessoas pós-bariátrica que não alcançam através da alimentação níveis adequados de proteína.

É importante ressaltar que a quantidade indicada para suplementação/dia depende da idade, da quantidade de proteínas ingeridas durante a alimentação e a intensidade dos exercícios físicos praticados. Portanto, é individual e não universal, varia de pessoa para pessoa e sua prescrição é de competência de nutricionistas.

Conseguir um efeito positivo dos treinos realizados não depende do consumo de suplementos e sim de alimentação adequada, boa hidratação e boas horas de sono, principalmente para aqueles que frequentam academia somente duas vezes por semana. No entanto, as pessoas que treinam pesado, quatro ou mais vezes na semana, e atletas de alta performance, esses sim precisam de suplementação adequada para que em conjunto com uma alimentação correta orientada por um nutricionista alcance seus objetivos.

“EU NÃO TREINO, SOU SEDENTÁRIO”. Posso acompanhar a moda e consumir brigadeiro de whey? Calda para salada de frutas feita com whey? Bolinho feito com whey? Whey? Aquele que vem na caixinha com sabor de chocolate, doce de leite? Melhor não.

Essa atitude não ajuda a emagrecer e pode fazer você engordar, causar diarreias, náuseas, gases e cãibras. Se você não pratica exercícios físicos, somente sua alimentação supre a quantidade adequada de proteína/dia. Assim, acrescentar mais por meiodo consumo de whey protein não trará benefícios, e sim calorias.

Curiosidade: 3 scoops de whey (30g) têm 120 cal.

Miriam Ferro – Nutricionista
miriam.demetriaclinina@gmail.com
@demetria.clinica

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação