Prefeitura de Maringá: Scabora dobra percentual de intenção de votos e aprovação de Ulisses aumenta, diz pesquisa
A nova pesquisa eleitoral, divulgada nesta segunda-feira, 19, realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, traz um crescimento expressivo para o segundo colocado, Edson Scabora.
No levantamento anterior, divulgado em abril, quando o número de pré-candidatos à Prefeitura de Maringá era maior, com nove nomes apontados, três cenários de pesquisa estimulada (em que os nomes são apresentados ao eleitor) foram propostos. No primeiro deles, o atual vice-prefeito, Edson Scabora (PSD) aparecia com 7,4% das intenções de votos, no segundo, com 7,7% e no terceiro com 8%. No novo levantamento, já com os candidatos definidos, o número de eleitores que escolheu Scabora na pesquisa estimulada subiu para 15,4%.
A pesquisa divulgada em abril também trouxe os resultados de uma pesquisa espontânea, em que o atual vice-prefeito pontuou com 1,3% da intenção de votos dos eleitores. Na nova pesquisa, esse percentual subiu para 4,6%.
Para o colunista político da CBN Maringá, Tiago Valenciano, a saída de nomes como os deputados estaduais Delegado Jacovós (PL) e Do Carmo (União Brasil), que apareciam anteriormente como pré-candidatos, aqueles que efetivaram as candidaturas acabaram angariando novas intenções de voto, com crescimento principalmente para os candidatos Edson Scabora (PSD) e Silvio Barros (PP) – que é quem lidera as duas pesquisas já realizadas, ambas com mais de 50% das intenções de votos. “O Scabora vai continuar demonstrando aquilo que o governo atual fez, já que ele é apoiado pelo atual prefeito, Ulisses Maia, e para ele crescer, só tem uma saída, que é tirar votos do primeiro colocado”, diz Tiago.
Em entrevista à CBN Maringá, Edson Scabora diz que a campanha está apensa começando e acredita em um crescimento mais expressivo frente ao primeiro colocado. “Vamos apresentar ainda as nossas ideias. Mostrar que temos a força da União com Ulisses Maia e Ratinho Júnior, nosso governador. E a energia jovem da nossa vice, a Ana Nery. Vamos para cima, deixar o eleitor escolher. Em 2016, eu e Ulisses derrotamos o Sílvio numa situação parecida e a cidade mudou e para melhor”, afirma.
A aprovação da atual gestão desempenhada pelo prefeito Ulisses Maia também cresceu no comparativo entre as duas pesquisas, alcançando 53,4% em abril e chegando a 56,3% em agosto. “Isso é fruto de muito esforço e muito trabalho que a gente tem feito na cidade, todos os cuidados, em todos os bairros, com obras importantes que atendem todas as demandas da população e serviços públicos sempre oferecidos com muita qualidade. Por exemplo, na semana passada saiu o IDEB, avaliação das nossas escolas municipais, e ficamos com a maior nota do Paraná entre as cidades grandes, maior do que a média nacional. São indicadores positivos e penso que a população percebe isso quando vê a cidade bem cuidada e os serviços bem oferecidos. E a gente renova cada vez mais o nosso trabalho de continuar até o dia 31 de dezembro entregando ainda uma série de ações positivas que sempre melhoram a vida da população da cidade”, diz o atual prefeito.
Ambas as pesquisas baseiam-se em entrevistas pessoais a mais de 700 eleitores e atingem um grau de 95% de confiança e margem de erro de 3,8%. A pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 19, pelo Paraná Pesquisas, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º PR-02892/2024.