Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de abril de 2024

Balanço: Temporal deixa rastro de destruição em Maringá


Por Lethicia Conegero e Luciana Peña Publicado 15/10/2020 às 11h07 Atualizado 25/02/2023 às 22h10
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O temporal que ocorreu na noite desta quarta-feira, 14, e início da madrugada desta quinta-feira, 15, derrubou ao menos 80 árvores em Maringá, de acordo com informações do secretário de Segurança, Clodoaldo Rossi. A Defesa Civil deve emitir boletim atualizado em breve.

Árvores caíram sobre veículos, casas e interditaram ruas e avenidas. Além disso, diversos bairros ficaram sem energia. Semáforos também foram desligados por causa do temporal e causaram transtornos nos trânsito.

Uma árvore caiu na Avenida Brasil, nas proximidades da Praça Napoleão Moreira da Silva. Na manhã desta quinta-feira, 15, os motoristas que trafegavam sentido Maringá Velho precisavam desviar da árvore.

Temporal deixa rastro de destruição em Maringá
Temporal derruba árvore na Avenida Brasil. Foto: Luciana Peña/CBN Maringá
Temporal deixa rastro de destruição em Maringá
Temporal derruba árvore na Avenida Americo Belay. Foto: Fábio Castaldelli/GMC Online
Balanço: Temporal deixa rastro de destruição em Maringá
Rua Matias de Albuquerque. Foto: Ouvinte Maringá FM

Sem luz

De acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), 75 mil imóveis estavam sem energia às 23h desta quarta-feira, 14, na região noroeste do Estado. Profissionais de operação, serviços e manutenção estiveram em atividade durante a madrugada e reduziram o número para 15 mil, no início da manhã desta quinta-feira, 15. Desses, 4,5 mil estão em Maringá.

Em nota, a Copel reforçou que “em situações de temporal, é preciso manter distância de locais onde haja postes quebrados ou fios rompidos. O contato com a Copel para informar falta de luz pode ser feito pelo aplicativo ou enviando um SMS para o número 28593, com as letras SL e o número da unidade consumidora. Falta de luz e situações de risco podem ainda ser comunicadas pelo telefone 0800 51 00 116”.

As ocorrências relacionadas aos estragos causados pelo temporal envolveram equipes da Defesa Civil, secretaria de Serviços Públicos (Semusp), secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Copel, Guarda Municipal, Polícia Militar e Tiro de Guerra.

Sem água

A Sanepar informou que a falta de energia provocada pelo temporal parou o sistema de captação de água durante a madrugada desta quinta-feira, 15, em Maringá. A produção já foi retomada, mas alguns bairros ainda estão com o abastecimento prejudicado. São eles: Paris 1, 2, 3, 4, 5 e 6, Jardim Monterrey, Brasil, Monique e imediações. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até às 18 horas desta quinta-feira. Clique aqui e saiba mais.

Ventos fortes

As rajadas de vento mais fortes chegaram a 56,5 quilômetros por hora por volta da 1h desta quinta-feira, 15, de acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). A chuva acumulada entre as 23h desta quarta-feira, 14, e as 4h desta quinta, foi de cerca de 23 milímetros.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de mais pancadas de chuva e trovoadas ao longo desta quinta-feira, 15. A mínima é de 22ºC e a máxima pode chegar a 32ºC.

156 congestionado

Com tanta gente ligando para o 156, que é o telefone da Ouvidoria, houve congestionamento das linhas. A Prefeitura pede que as pessoas entrem no site da Ouvidoria para registrar o dano ou tentem racionalizar as ligações. Em alguns casos, várias ligações são para informar sobre a mesma árvore ou rua interditada.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação