13 de maio de 2025

Quer morar na praia? Descubra as 5 melhores grandes cidades litorâneas do Brasil


Por Felippe Gabriel Publicado 09/11/2024 às 08h36
Ouvir: 06:22

Recentemente, a consultoria MacroPlan divulgou o estudo Desafios da Gestão Municipal (DGM) 2024, que ranqueou as ‘melhores cidades para se viver’ no Brasil. O levantamento elegeu Maringá (PR) como a melhor cidade do país, com um índice de 0,765.

O DGM apresentou uma análise das 100 maiores cidades brasileiras, com base no Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM), que sintetiza 15 indicadores em quatro áreas essenciais para a qualidade de vida da população: educação, saúde, segurança e saneamento e sustentabilidade. O IDGM varia de 0 a 1 e, quanto mais próximo de 1, melhor o desempenho do município.

Diante disso, o GMC Online separou as cinco melhores cidades litorâneas do Brasil, segundo o DGM 2024, para aqueles sonham em morar na praia. Confira!

1. Santos (SP)

whatsapp_image_2022-02-25_at_11.24.27_3
Foto: Prefeitura de Santos

A cidade de Santos, no litoral do estado de São Paulo, está na 11ª melhor posição entre os 100 maiores municípios do Brasil, com IDGM de 0,697, de acordo com o ranking. Dessa forma, é a primeira entre as melhores cidades litorâneas do país.

O município ganhou quatro posições desde o estudo de 2010. Entre as quatro áreas analisadas, Santos teve sua melhor posição em Segurança: 8ª posição. A posição nas outras áreas foi: 13ª em Educação, 16ª em Saneamento e Sustentabilidade e 29ª em Saúde. Na última década, a cidade melhorou sua posição no ranking em duas áreas, e perdeu posições em duas áreas: Educação (-8 posições); Saúde (+45 posições); Segurança (+4 posições); e Saneamento e Sustentabilidade (-13 posições).

Confira o estudo completo sobre Santos no Desafios da Gestão Municipal 2024:

2. Vitória (ES)

VITÓRIA_Tadeu_Bianconi
Vitória (ES) | Foto: Tadeu Bianconi

A capital do estado do Espírito Santo, Vitória, está na 20ª melhor posição entre os 100 maiores municípios do Brasil, com IDGM 0,683.

O município perdeu seis posições desde o estudo de 2010. Entre as quatro áreas analisadas, Vitória teve sua melhor posição em Educação: 10ª posição. A posição nas outras áreas foi: 22ª em Saúde, 31ª em Saneamento e Sustentabilidade e 60ª em Segurança. Na última década, a cidade melhorou sua posição no ranking em duas áreas, e perdeu posições em duas áreas: Educação (-6 posições); Saúde (-13 posições); Segurança (+15 posições); e Saneamento e Sustentabilidade (+9 posições).

Confira o estudo completo sobre Vitória no Desafios da Gestão Municipal 2024:

3. Florianópolis (SC)

Imagem do WhatsApp de 2024-11-07 à(s) 14.37.56_887bc207
Praia Brava, Florianópolis (SC) | Foto: Gustavo Buss

A capital do estado de Santa Catarina, Florianópolis, está na 21ª melhor posição entre os 100 maiores municípios do Brasil, com IDGM 0,682.

O município perdeu 14 posições desde o estudo de 2010. Entre as quatro áreas analisadas, Florianópolis teve sua melhor posição em Saúde: 6ª posição. A posição nas outras áreas foi: 15ª em Segurança, 39ª em Educação e 59ª em Saneamento e Sustentabilidade. Na última década, a cidade melhorou sua posição no ranking em um área, e perdeu posições em três áreas: Educação (-31 posições); Saúde (-5 posições); Segurança (+20 posições); e Saneamento e Sustentabilidade (-9 posições).

Confira o estudo completo sobre Florianópolis no Desafios da Gestão Municipal 2024:

4. Praia Grande (SP)

praias-2
Foto: Prefeitua de Praia Grande

A cidade de Praia Grande, mais uma do litoral de São Paulo, está na 32ª melhor posição entre os 100 maiores municípios do Brasil, com IDGM 0,652.

O município ganhou cinco posições na década. Entre as quatro áreas analisadas, Praia Grande teve sua melhor posição em Educação: 15ª posição. A posição nas outras áreas foi: 34ª em Segurança, 40ª em Saneamento e Sustentabilidade e 55ª em Saúde. Na última década, a cidade melhorou sua posição no ranking em três áreas, e perdeu posição em uma área: Educação (+3 posições); Saúde (+2 posições); Segurança (-2 posições); e Saneamento e Sustentabilidade (+4 posições).

Confira o estudo completo sobre Praia Grande no Desafios da Gestão Municipal 2024:

5. Rio de Janeiro (RJ)

DCIM100MEDIADJI_0235.JPG
Praia de Copacabana, Rio de Janeiro (RJ) | Foto: Rafael Catarcione

A ‘Cidade Maravilhosa’, capital do estado do Rio de Janeiro, está na 36ª melhor posição entre os 100 maiores municípios do Brasil, com IDGM 0,645.

O município ganhou 12 posições na década. Entre as quatro áreas analisadas, o Rio de Janeiro teve sua melhor posição em Educação: 29ª posição. A posição nas outras áreas foi: 31ª em Saneamento e Sustentabilidade, 42ª em Segurança e 52ª em Saúde. Na última década, a cidade melhorou sua posição no ranking em três áreas, e perdeu posição em uma área: Educação (+5 posições); Saúde (+24 posições); Segurança (-6 posições); e Saneamento e Sustentabilidade (+3 posições).

Confira o estudo completo sobre o Rio de Janeiro no Desafios da Gestão Municipal 2024:

Vale destacar que a cidade de Joinville (SC) – na 22ª posição do ranking, com IDGM 0,681 – foi destacartada desta lista, apesar de ter acesso ao mar. Ela estaria na terceira posição, a frente de Praia Grande e Rio de Janiero.

Diferentemente das “cidades litorânas”, Joinville é banhada pela Baía da Babitonga, que se origina do Oceado Atlântico e, por isso, não apresenta características de praia. Em vez de areia e mar agitado com ondas, o litoral da cidade catarinense apresenta grama, arbustos, lama e águas calmas, se assemelhando a um manguezal.

image
“Praia” do Vigorelli, em Joinville (SC) | Foto: Carlos Jr/ND

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Ibirapuera: MP vê parque transformado em ‘shopping center’ e abre investigação


O Ministério Público investiga o que chama de “loteamento, a exploração predatória e a elitização” do Parque Ibirapuera, na zona…


O Ministério Público investiga o que chama de “loteamento, a exploração predatória e a elitização” do Parque Ibirapuera, na zona…

Geral

Criminosos invadem prédio em Higienópolis, roubam apartamentos e fazem moradores reféns


Um grupo de criminosos invadiu um prédio residencial na Rua Dr. Gabriel dos Santos, em Higienópolis, na região central de…


Um grupo de criminosos invadiu um prédio residencial na Rua Dr. Gabriel dos Santos, em Higienópolis, na região central de…