Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

5 curiosidades sobre a Catedral de Maringá que você provavelmente não conhecia


Por Victor Ramalho Publicado 14/08/2020 às 18h28 Atualizado 25/02/2023 às 04h58
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Divulgação/Prefeitura de Maringá

Neste sábado, 15, em Maringá, é comemorado o feriado de Nossa Senhora da Glória, a padroeira do município e que também dá nome à famosa Catedral da Arquidiocese de Maringá. Com 60 anos de existência, o maior símbolo católico da cidade se tornou motivo de orgulho dos maringaenses, além de ser um dos principais pontos turísticos da região e, claro, reunir várias histórias.

Algumas delas, de tão peculiares, passam despercebidas do público. Com isso, o GMC Online aproveitou a data para listar cinco curiosidades sobre a Catedral de Maringá que provavelmente muitas pessoas não conhecem.

A simbologia dos vitrais

Os vitrais que envolvem a Basílica chamam a atenção das pessoas por conta do trabalho artístico, cheio de cores e que refletem à luz do sol de forma única. Até mesmo a disposição dos 16 monumentos em vidro ao redor da igreja foi pensada através de um simbolismo bíblico.

Segundo o atual pároco da Catedral, padre Virgílio Cabral dos Santos, a profusão de cores ilustram os passos da caminhada humana pelas etapas da salvação divina. Os quatro vitrais maiores, de 20 metros de altura, representam os pontos cardeais; os outros 12, com 12 metros de altura cada, representam os apóstolos a quem os bispos sucedem na tarefa de fazer discípulos no mundo inteiro.

Foto: Divulgação/Thiago Louzada

Conforme o padre, em cada vitral, o painel retratado em aspecto abstrato passa a contínua impressão de um homem caminhando.

“A ideia é expressar, em artístico jogo de luzes e cores, a peregrinação da humanidade rumo à glória celeste. Em sentido horário, a trajetória parte da condição de pecado da humanidade, como expressam os tons do roxo penitencial; passa pelo batismo, no verde esperançoso da graça, fruto do sacrifício do Redentor, e continua no crescimento espiritual que leva à santificação”, explicou.

A cripta do subsolo

Pouca gente tem conhecimento, mas logo abaixo do altar principal existe uma cripta, construída para enterrar bispos. O monumento possui capacidade para sepultar até 24 bispos e 24 párocos, entretanto, apenas um bispo foi enterrado no local desde a sua fundação.

Trata-se de Dom Jaime Luiz Coelho, o primeiro bispo e arcebispo de Maringá, que morreu em 2013, aos 97 anos. Segundo o padre Virgílio, era um desejo de Dom Jaime ser enterrado na cripta da Catedral, uma vez que ele próprio foi o responsável pelo planejamento do espaço.

Portas e corredor ‘misterioso’ são motivos de histórias sobre a Catedral de Maringá | Foto: Fábio Guillen/GMC Online

Além do monumento, o andar subterrâneo também possui portas e um corredor que já renderam muitas lendas. Durante anos, houve um boato de que existiria um túnel secreto embaixo da Catedral. No entanto, em entrevista concedida ao GMC Online em fevereiro, padre Virgílio tratou de desmentir a história. O corredor, na verdade, dá acesso ao local onde está sepultado os restos mortais do padre Sidney Zanettini, um dos responsáveis pela construção do templo.

“Muito já se falou sobre esse assunto. Mas não, não existe passagem secreta alguma debaixo da Catedral. O que se tem é somente a Cripta. Nada além disso. [risos]”, acrescentou o padre, em entrevista ao GMC Online em fevereiro.

Como as cores da iluminação são escolhidas?

A iluminação colorida da Catedral muda rotineiramente, de acordo com a época do ano ou datas comemorativas. No entanto, pouca gente conhece os critérios para a escolha das respectivas cores. Em abril de 2019, o pároco Virgílio Cabral dos Santos explicou que a iluminação da igreja é feita em parceria com a Prefeitura.

Nas palavras do próprio padre, “A Catedral emprestou a estrutura do templo e a prefeitura confeccionou a iluminação”. Dessa forma, as luzes são determinadas em um acordo entre as partes, que envolvem o momento litúrgico da igreja e também atos cívicos importantes, seja para a cidade ou o país. 

Foto: Divulgação/Thiago Louzada

Algumas datas importantes, por exemplo, já possuem as cores de iluminação fixadas, como no mês de maio, aniversário da cidade, onde a decoração leva as cores da bandeira do município ou em setembro, na semana da pátria, com as cores da bandeira do Brasil. Muitos fiéis, inclusive, fazem pedidos acerca da iluminação do local.

O elevador inclinado 

Em setembro de 2018, foi finalizada a instalação do elevador da Catedral Basílica Nossa Senhora da Glória. A tecnologia chegou para substituir os 600 degraus de escada que os visitantes precisaram encarar, até 2010, para conhecer a parte superior. Graças ao elevador, a subida de 90 metros leva pouco menos de 1 minuto e meio para ser concluída.

No entanto, devido ao formato de cone da igreja, a tecnologia precisou de adaptações, o que fez com que o elevador tenha sido instalado de forma inclinada. Enquanto nos prédios tradicionais a curvatura do fosso é de 90º, na Basílica de Maringá de 80.6º.

O famoso ‘elevador inclinado’ da Basílica | Foto: Nailena Faian/Arquivo/GMC Online

A empresa responsável pela instalação garante que a diferença é imperceptível para as pessoas na hora da subida e não oferece riscos. O GMC Online foi a primeira equipe de imprensa de Maringá a experimentar a subida e compartilhar a experiência. Ainda não há data definida para que o elevador seja aberto ao público. RELEMBRE.

Construção pode ter inclinado alguns centímetros

Em entrevista ao GMC Online em fevereiro, o padre Virgílio Cabral confirmou que a histórica Catedral de Maringá pode ter inclinado alguns centímetros. A informação foi repassada a Arquidiocese pela Controlnort, empresa responsável pela construção dos famosos espelhos d’água.

A igreja, segundo a construtora, teria inclinado em direção ao Instituto de Educação. O problema, no entanto, não oferece riscos à estrutura.

Empresa responsável pelos espelhos d’água identificou a inclinação na construção | Foto: Fábio Castaldelli/Arquivo/GMC Online

“O engenheiro da empresa me chamou e disse que ela era torta, mas para fazer a medição exata precisaria de um medidor a laser. Mas o próprio engenheiro garantiu que não há risco algum e que é normal a estrutura trabalhar um pouco. Ele falou que a Catedral não cai nunca porque tem tanto aço, mas tanto aço na estrutura que ela sempre permanecerá em pé [risos]”, afirmou o padre Virgílio Cabral dos Santos ao GMC Online, em fevereiro.

Não é possível confirmar, ao certo, a quantidade de centímetros que a Catedral teria inclinado, uma vez que isso demandaria uma medição profissional, que ainda não foi realizada. Entenda a história.

Novo Arcebispo toma posse neste sábado

Em cerimônia especial, a Catedral Basílica Nossa Senhora da Glória recebe neste sábado, 15, às 9h30, a posse de Dom Severino Clasen como novo Arcebispo de Maringá. A missa terá transmissão no canal da Arquidiocese de Maringá no YouTube.

Precisa sair de casa? Use Máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação